quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Desculpe a nossa fAlha: Vazamento de resultado prejudica a noite de premiação


Tudo corria na mais perfeita tranquilidade durante a noite de premiação do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nesta terça-feira (30), no Cine Brasília. Até que, por volta de uma hora após o início da cerimônia, o diretor do curta digital Traz outro amigo também, Frederico Cabral, subiu ao palco para receber o prêmio de melhor montagem em nome de Alberto Feoli. Em sua declaração, Cabral causou o maior anticlímax da noite. 


“Não posso dizer que este resultado é uma surpresa porque todos os resultados vazaram pelo site Uol”, declarou o diretor. Foi um banho de água fria. O portal do Grupo Folha realmente havia publicado com muita antecedência todos os premiados do Festival.

Depois da declaração de Feoli, houve uma série de protestos. O público, formado por convidados, cineastas e produtores culturais, vaiou incessantemente e em vários momentos a fatalidade. Em algumas situações, antes mesmo do coordenador geral e apresentador do Festival, Sérgio Fidalgo, revelar os premiado, alguém na plateia gritava falando o resultado. Situação que ficou insustentável quando uma das produtoras do curta-metragem 35mmBraxília, Andréa Glória, subiu ao palco para receber um dos prêmios. “É um absurdo o que aconteceu hoje neste Festival. Queremos que a produção do evento explique o que aconteceu”, disse a produtora desafiando o coordenador Fidalgo. O coordenador respondeu: “Estou tão surpreso quanto você, mas não posso parar a premiação agora para dar esta explicação”.

O assessor de imprensa do Festival, Michel Medeiros,
subiu ao palco para explicar o vazamento da lista dos ganhadores
Com o passar do tempo, a paciência do público foi cessando para esperar por um resultado que muitos já conheciam. Com isso, a sala do Cine Brasília ficou cada vez mais vazia até que restaram apenas a imprensa e os concorrentes da noite. No final da cerimônia, a assessoria de imprensa do Festival foi chamada ao palco para explicar o que aconteceu. “Os veículos impressos fecham suas edições mais cedo. Por isso, por volta das 22h30, liberamos os resultados para todos os jornais com este caráter, para que eles pudessem publicar estas informações na edição do dia seguinte”, argumentou o assessor de comunicação da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Michel Medeiros. “Nós condicionamos que as informações deveriam ficar embargadas até o fim da cerimônia e que nenhum site deveria publicar o resultado. Mesmo assim o Grupo Folha quebrou este embargo. Pedimos imensas desculpas”, justificou-se Medeiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário