quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

2010! O fim da década perdida.


Por Marco Néspoli*, via Divino

Marco Néspoli, em primeiro plano
 e o Rauzito do Verde dos Verdes
Final de 2010. Final da década perdida. Não tem como fazer uma retrospectiva do Palmeiras em 2010 sem analisar tudo que ocorreu nessa década e na anterior a essa. A falta de planejamento, o jogo sujo do poder, os interesses pessoais em detrimento aos interesses da instituição, tudo isso, junto ao EGO-ismo dos dirigentes, levou o clube ao ostracismo. Todos os nomes que dirigiram o Palmeiras nesse período de fracasso são os mesmos que ainda hoje tentam ‘mamar nas tetas’ do clube. Na verdade são os mesmos nomes e sobrenomes que estão no clube desde sua fundação em 1914, ora como situação – ora como oposição – como se fossem crianças mimadas brigando pra ver quem é o dono da bola.

Na década de 90 o Palmeiras chegou a finais em todos os campeonatos que disputou – Paulistão, Copa do Brasil, Rio-São Paulo, Brasileirão, Mercosul e Mundial. Essas finais foram disputadas em todos os anos, de 1992 a 2000, quando todo o planejamento era feito pela parceira. Nesse período, vitórias e derrotas memoráveis aconteceram. O título paulista de 1993 em cima do arqui-rival Corinthians (0 x 1 e 4 x 0), a eliminação nas quartas de final da Libertadores de 1995 contra o Grêmio (0 x 5 e 5 x 1),  a espetacular virada contra o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil em 1999 e, pra finalizar, o Título da Libertadores da América em 1999.

Em 13 de Junho de 2001 o Palmeiras era eliminado nos penais, em pleno Palestra Italia, pelo Boca Juniors, nas semi finais da Taça Libertadores da América, após dois empates em 2 x 2; tinha então inicio a década perdida. Essa foi a última grande derrota do Campeão do Século XX, resquício ainda do planejamento da década anterior quando clube era administrado pela parceira. Nessa década o Palmeiras foi, apenas, duas vezes campeão. Campeão Brasileiro da série B em 2003 e Campeão Paulista em 2008. Colecionou ainda uma série de derrotas para equipes inexpressivas no cenário nacional como Paulista, Santo André, Ipatinga, Sport, Atlético GO e Goiás.

Pra finalizar a década perdida, em 2010 o Palmeiras terminou o Campeonato Paulista na 11ª colocação, atrás de equipes como Ponte Preta, Oeste, São Caetano, Portuguesa e Botafogo. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Atlético GO, na Copa Sulamericana foi eliminado pelo Goiás; terminou o Brasileirão na 10ª posição.

O Futuro
O torcedor do Palmeiras não aguenta mais tanto vexame e é o único que pode mudar os rumos do clube. Muitas mobilizações têm sido feitas em torno do voto direto para presidência e para isso o torcedor precisa se associar ao Palmeiras. Em janeiro de 2011 as eleições para a presidência do clube irão pegar fogo e Paulo Nobre, apesar de avisar que não é mágico, é o único candidato que tem em seu Plano de Governo a pretensão de que isso ocorra, além, é claro, de instituir a profissionalização de todos os departamentos do Palmeiras.

Torcedor, 2011 será o inicio de um ciclo vitorioso que fará o Palmeiras Campeão do Século XXI, por isso, se você deseja ajudar a hora é essa, associe-se. E você que já é sócio vote em quem quer o bem do Palmeiras e não nos que querem ser dono da bola.

*Marco Néspoli é candidato ao Conselho do Palmeiras pelo grupo Fanfulla.

Para conhecer mais e debater as propostas que ele tem, entre em contato via email ou msn: nespoli@gmail.com. Siga-o também no twitter @marconespoli.

Nota re-Patriated: Este espaço, diferente da eleição anterior, não tomará partido de nenhum candidato a presidência da SE Palmeiras.

Contudo, não tenho a menor cerimônia em arregaçar as mangas pelo Néspoli, companheiro de cimentão, um daqueles milhões que é apaixonado pelo Time. De fato, a política viciada do clube precisa ser renovada e, não imagino ninguém mais representativo do que o meu chapa, independente de seu posicionamento político.

Eu não estou alinhado com os métodos e projetos do Fanfulla, tampouco com os de Paulo Nobre que, em se tratando do "fato novo" no pleito, declarou não poder fazer todas as mudanças que o clube precisa. Perdeu uma boa oportunidade de dizer onde pretende fazer a "diferença". Apenas as surradas promesas de modernização, ou seja, caiu na vala comum ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário