domingo, 12 de dezembro de 2010

Palmeiras 2011: negociações, rumores, falsas promessas e candidaturas


Faz algum tempo que não expresso minha opinião aqui pois tenho usado o blog mais para divulgação de algo útil do que simplesmente copiar matérias da mídia esportiva na net e republicá-las com opiniões no final. Mas sinto que faltava dizer algo sobre esses boatos de reforços impossíveis e promessas furadas que tanto alimentam o imaginário dos torcedores palmeirenses. Sinceramente creio que isso não deve acontecer e mais sinceramente espero que não aconteça. Calma amigos, eu gostaria muito de ter Ronaldinho Gaúcho vestindo a 7 do Palmeiras dando passes para a direita e olhando para a esquerda depois de chapelar um adversário mas provalmente veríamos isso apenas nos dois primeiros meses de contrato dele acontecendo. Vejam o que ocorreu ao longo desse ano e pensem comigo. As respostas virão naturalmente. Em Maio fechamos um contrato com a Fiat por aproximadamente R$ 20 milhões por ano além de vender as mangas por valores diversos e o número com a Tim. Nisso o Palmeiras arrecadou ao ano algo próximo de R$ 30 milhões somando a venda de ingressos. Mas e os direitos de imagem e salários atrasados ? Como explicar isso ?

Acham mesmo que seria mil maravilhas ter craques consagrados internacionalmente falando que não recebem o salário há três meses ?

Nesse ano, ao final dele, vimos o absurdo vazar na imprensa que os salários e direitos dos jogadores estavam em falta por parte do Palmeiras e o porta-voz disso tudo foi Kléber. Não respeitaram nem a cláusula que o Gladiador tinha no seu contrato que era de não atrasar seu salário. Prometeram até um Novo Uno para ele pela sua apresentação e nem isso o Palmeiras cumpriu. Alguém ainda duvida que perdemos quatro campeonatos por mea culpa do elenco ?

Tenho amigos que insistem em dizer que o clube é refém de jogadores mercenários. E posso até pensar um pouco assim também. O vexame na Sul Americana foi feio. Dependermos de um senhor de 34 anos batendo em bolas paradas para passar de fase é algo que limitou o Palmeiras nesse campeonato e isso sem dizer do fiasco dos demais torneios disputados. E mais uma vez no pegamos nem pré Libertadores. Só para variar um pouco.

Por esse razão não acho que uma ideia ter os astros da europa jogando aqui e depois reclamando do atraso dos compromissos ou tirando o pé num jogo para fazer pressão na diretoria. Caso clássico de Lincoln e Ewerthon. Fechar patrocínios para um determinado jogador dividiria o elenco de tal forma que a coisa seria muito mais feia. Pense num Valvívia, Kléber e Ronaldinho Gaúcho jogando tudo e o restante fazendo corpo mole no jogo...

Temos que rezar, orar e fazer todo o tipo de pensamento positivo para que no ano que vem tenhamos um presidente empenhado e uma diretoria séria que coloquem as contas em dia e administrem a verba de forma inteligente e coerente. Gente palmeirense de verdade no poder que se preocupe com o torcedor contratando apenas aqueles que queiram mesmo jogar no Palmeiras. Caso atual é o de Rivaldo, nosso ídolo que hoje deu uma entrevista para o Globo.com/esporte falando que a confiança o deixou um ano sem receber do seu ex-clube no Uzbesquistão. Coisas que corremos o risco de ler caso continuem com essa política podre nos interiores do Palestra Itália.

Sobre candidatos eu nem sei quem apoiar. Veja um resumo feito pelo Uol e tire suas próprias conclusões:

PALAIA, O PEQUENO DITADOR:
Influente empresário do ramo imobiliário, Salvador Hugo Palaia se caracteriza como um dos típicos dirigentes bonachões do futebol brasileiro. Homem de fala forte, ele também é conhecido pelas brigas nos bastidores e pelos episódios polêmicos, como a autoentrevista de 2006, quando era diretor de futebol.

Pouco mais de dois meses atrás, ele assumiu a presidência do Palmeiras devido a uma cirurgia cardíaca de Belluzzo e deixou clara sua postura radical. Afastou todos que comandavam o departamento de futebol e promoveu seus homens de confiança, como Wlademir Pescarmona e Antônio Carlos Corcione.

Tal atitude não foi bem recebida nos bastidores do Palestra Itália. Por conta disso, ele perdeu possíveis votos de conselheiros e hoje é o candidato que conta com menos apoio para disputar a presidência. Tem cerca de 40 dos 290 votos válidos.

Com isso, Palaia já tentou formar uma aliança com o outro candidato da situação. Porém, recebeu a negativa de Paulo Nobre, que não aceitou concorrer à vice-presidência.

(Palaia tem o perfil mais agressivo entre os candidatos. Fala firme e não manda recado. Mas é um homem que confunde sua imagem de político com mafioso. Algo que tenho medo de ver no comando do Palmeiras pois tais atitudes poderiam espantar muitos investidores porém por outro lado é um presidente à moda antiga e que até entraria no vestiário para cobrar jogadores no intervalo de uma partida. Tem o estilo Eurico Miranda.)

PAULO NOBRE, O AVENTUREIRO DA PLEBE:
Paulo Nobre aponta si próprio como a terceira via da eleição à presidência. Além de ser figura influente dentro do clube, o advogado de 42 anos também é bastante conhecido pela carreira como piloto de rali.

A bordo de um carro estilizado com o símbolo do Palmeiras, o "Palmeirinha" tem grande experiência no mundo da velocidade, com participações em corridas como o Rali dos Sertões e o Mundial Cross Country.

O candidato levanta a bandeira da modernização e renovação do Palmeiras. Entretanto, conta com o apoio de antigas figuras da administração do futebol, como Seraphim Del Grande, Gilberto Cipullo, Genaro Marino e Savério Orlandi.

Até o momento, ele conta com o apoio aberto de 60 conselheiros. Apesar disso, Paulo Nobre não descarta uma possível união com Palaia para combater Tirone. O problema é que o "Palmeirinha" não aceita assumir apenas uma vice-presidência, como foi proposto por Palaia.

( Esse é o herói dos sonhadores. Tem o apoio do grupo fanfulla e dos demais grupinhos existentes que dizem ser independentes mas que no passado estavam pedindo apoio à Cipullo e cia. Um candidato que prega a modernização mas vimos essa mesma modernização nas mãos de Belluzzo e olhem o que aconteceu. Duvido que esse seja o mais sério dos candidatos e o melhor para o Palmeiras. A autopromoção não é algo bem visto nos dias de hoje. Segundo alguns conselheiros contrários a ele, Paulo Nobre só aparece em dias festivos e tenta se vender a todo custo. Mas em contrapartida poderia ser alguém de continuidade nos processos mais sérios e inteligentes que e requer um homem novo sem vícios no poder mas se olharmos sua aliança e suas sobras vemos Cipullo e a corja novamente por trás do comando. )

ARNALDO TIRONE JR, O AZARÃO:
Arnaldo Tirone Jr., ou "Pituca", como é conhecido, também é empresário ligado ao ramo imobiliário. Ele é filho do falecido Arnaldo Tirone, um dos conselheiros mais influentes da história do clube e um dos responsáveis pela formação da primeira Academia nos anos 60.
Além de ser figura popular nos corredores do Palestra Itália, ele é apoiado por três grandes forças dentro do clube: os ex-presidentes Mustafá Contursi, Affonso Della Monica e Carlos Fachina Nunes. Por esse motivo, já contabiliza quase 130 votos é o grande favorito à conquista da eleição.

“Sei que tenho mais de cem votos, mas ainda é muito cedo. Tudo pode mudar”, afirmou Tirone em entrevista ao UOL Esporte minimizando sua vantagem.

Membro do Conselho de Orientação Fiscal, o "Pituca" defende a idéia de que toda a gestão do clube precisa ser voltada para o futebol. Além disso, ele apoia a reformulação do elenco para a próxima temporada, além da permanência de Luiz Felipe Scolari no comando do time.

( Arnaldo Tirone Jr é o político da rua Turiassu. Sem créditos no início, tentou articular sua candidatura brigando com Palaia pela presidência e após muitas discussões conseguiu se candidatar como titular da cadeira devido aos desacordos com o concorrente. Hoje é o nome mais forte dentro do Palmeiras e tem apoio até de conselheiros inimigos que nunca se uniriam por nada. Um homem que tem o respeito dos mais velhos pelo história do seu pai e o apoio dos mais novos pelas iniciativas positivas que tem mostrado. Mas o que dizer dos seus seguidores ? Fachina, Della Mônica e Mustafá como vices ? Isso já diz tudo... )

Entendem agora o tamanho da desgraça ?

Nota re-Patriated: O último parágrafo do texto foi suprimido da postagem, por não ser relevante ao tema e por estar em discordância com a linha editorial do blogue. A íntegra do texto pode ser lida aqui.
Que Deus tenha piedade de nós.

Abraços.
chiqueiroverde@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário