sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tu é Mó Engraçadão, hein? (Updated)

Nota Repatriated: Papelão! postei o texto do Com fel e limão e não dei o devido crédito! portanto, peço desculpas ao @viniciusduarte pelo ato falho e agradeço ao @luizromani pelo toque!



É muito difícil ser engraçado. Até já disseram por aí que, em artes cênicas, fazer rir é mais difícil que fazer chorar. Talvez por isso tenha pouca gente desempenhando bem o ofício de ser palhaço ou humorista. Que, convenhamos, é um baita dum trampo bacana, fala a verdade! É bem legal quando contamos uma piada e a galera racha o bico, não? Então…

A Lei Eleitoral, de 1997, no seu art. 45, inciso II*, restringe o uso de imagens de políticos em programas humorísticos em época eleitoral, com o objetivo de não expô-los ao ridículo e, com isso, acabar influenciando negativamente a sua candidatura. Uma liminar concedida pelo STF, esses dias aí, acabou com a restrição neste pleito, depois que iniciaram um Movimento dos Humoristas Censurados (tipo um “Cansei” do riso). Por “iniciaram”, entenda-se, Cassetosos, CQCzildos, Paniquentos e mais uns formadores-de-opinião-super-engraçados-que-pessoal-curte-à-vera.

Censura é realmente uma merda; sou contra, todo mundo é contra. Mas eu sempre fico com o pezinho atrás quando não vejo o mínimo de coerência e lógica em certos defensores de causas, mesmo que sejam as mais justas e bacanas possíveis. Afinal, Hitler vendeu aos alemães uma idéia supimpa, a da Alemanha grande. Geral do chucrute curtiu, deu o maior apoio, e o resto você já sabe.

Como eu ia dizendo, o pessoal do humor descolado se insurgiu EM 2010 contra uma resolução de 1997. É, eu sei: em 1997 o Tas era só o Professor Tibúrcio, e nem na Argentina tinha CQC. Então, mesmo sendo o Marcelo um antipetista empedernido (nada contra), ficava difícil enfiar o Lula dentro do Castelo Rá-Tim-Bum, fazendo companhia ao Mau (que até parece o Lula, mas nada a ver) nos encanamentos, ou a botar a Marta dentro da árvore da Celeste.
Briga daqui, choro dali, o Ayres Brito vai lá e concede a liminar. OBA, agora eu não vou rir mais só do Tiririca e do Batoré no Horário Eleitoral! Os humoristas agora vão poder soltar suas piadas mortais a granel! Mote é o que não falta! 1, 2, 3 e… EEESTÁÁÁ VALEEEENDO!


NUOSSA, TÔ ME ACABANDO DE RIR! #RILITROS KKKK!!!!! ASHUAHUASHU LOL NAUM ENTENDEU? PERAÍ QUE EU EXPLICO…

Acho que não era beeem a lei que impedia o humorista aí de cima de fazer graça com político, era a falta de capacidade intrínseca do Cassetoso Cláudio Manoel. E, pelo visto, o objetivo dele com a manifestação 
cínica cívica parece ser bem outro do que bradar contra a censura deste Estado Policial.

*- tô dando uma de @1nho: acertei o texto, porque o Da C.I.A. mostrou um equívoco meu quando comentou aqui. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário